Sobre mim

Oi gente, tudo bem com vocês? Eu me chamo Janaína, sou paulista, formada em Produção de Multimídia pelo SENAC e atualmente trabalho como Desenvolvedora web em uma agência de publicidade, além disso, tenho um canal no YouTube.

Gostaria de compartilhar com vocês cacheadas e cacheados experiências vividas ao longo destes 27 anos de cabelos cacheados, e acredito que minha história pode ser muito parecida com a sua.

Quero começar contando uma história que me marcou, por isso me lembro até hoje. Aconteceu há 5 ou 6 anos, não me lembro ao certo. Foi aniversário da minha mãe e para comemorar, minha irmã e eu compramos ingressos para assistir ao show da dupla Zezé di Camargo e Luciano, que minha mãe é fã.

A apresentação aconteceu em uma casa de shows bem conhecida aqui de São Paulo onde o palco é em formato Stadium (o palco é baixo e a platéia é em formato de arquibancada de estádio de futebol), nos sentamos bem no meio da arquibancada e assim tínhamos uma vista privilegiada de todo o palco e as laterais da arquibancada também.

Antes do show começar, todos já estavam em seus lugares e as luzes ainda estavam acessas quando a minha irmã disse “Jana, você é a única pessoa de cabelo cacheado aqui”! Eu respondi que não era possível, visto que aquele lugar era enorme e cabiam muitas pessoas ali. Ficamos olhando para os lados, procurando, observando, e então concluímos que de fato, eu era mesmo a única cacheada ali, já que nessa época as químicas de transformação estavam em alta, até mesmo minha irmã e minhã mãe aderiram ao alisamento.

Desde pequena eu tinha vergonha por ter um cabelodiferente” das minhas amigas, elas tinham suas belas madeixas lisas e eu sempre com aquela cabeleira presa ou toda desgrenhada. Mas nesse dia, vendo que eu era a única cacheada entre tantas pessoas eu percebi que ser diferente não era uma coisa ruim, pelo contrário, era algo que fazia eu me destacar no meio de uma multidão de pessoas “iguais”.

Com o tempo aprendi a me aceitar como eu sou e parei de me importar com o que os outros pensam, afinal, eu sempre adorei ter os cabelos enrolados, eles representam quem eu sou, livre, única e nem sempre tão certinha! Isso aumentou minha autoconfiança e me tornou mais forte e empoderada.

Hoje em dia vejo muitos blogs, grupos no Facebook e até repercussão na mídia sobre “aceitar os cabelos cacheados“, o que não existia há alguns anos atrás durante a minha adolescência. Eu não tive um modelo de mulher cacheada para me inspirar a gostar da beleza natural dos cachos.

Por isso hoje sou defensora dos cachos, mas também sou defensora da liberdade de escolha, respeito as mulheres que querem ter cabelos alisados da mesma forma que dou todo meu apoio aquelas que já alisaram mas querem voltar aos cachos. 

Enfim, eu espero que aqui você encontre a inspiração que precisa para aceitar a sua beleza e se tornar também uma mulher empoderada. Compartilhe suas histórias, pois elas podem inspirar outras pessoas.

Beijão!

8 thoughts on “Sobre mim

  1. oi Jana
    adorei seu blog,você me inspirou de verdade com essa historia.
    Também tenho cabelos cacheados e seu blog me ajudou muito
    bjos

  2. Tenho 45 anos e sempre usei meu cabelos cacheados imagina a 30 anos atras eu com meu cabelo molhado cacheado era diferente mas sempre asssumi meus cachos.parabéns pelo ótimo trabalho

  3. Tenho 45 anos e sempre usei meu cabelos cacheados imagina a 30 anos atras eu com meu cabelo molhado cacheado era diferente mas sempre asssumi meus cachos.parabéns pelo ótimo trabalho

  4. eu quero mt assumir os cachos ja não aliso mais mas eles não fica tao comportados… e fico muito insegura o que posso usar para deixar eles mais soltos e mais cacheados a ja cortei tirando a quimica favor dicas do que usar

  5. Oi Jana… confesso que depois de conhecer mais sobre você e seu Excelente trabalho nas redes sociais, passei a te admirar ainda mais!
    Suas dicas são ótimas e muito úteis.
    Desde criança, sempre fui muito incentivada até mesmo pela minha mãe a manter os cabelos lisos e pode acreditar, ela mesma me levava pra todo tipo de salão pra que eu fizesse qualquer tratamento pra alisar o cabelo. Ao longo do meu crescimento, passei eu mesma a investir num cabelo liso. Eu fazia relaxamento, depois passei a usar a progressiva, botox e muitas outras técnicas alisadoras, contudo, na verdade era como se aquela pessoa ainda não fosse Eu Mesma.
    O ano passado eu resolvi dar um basta nisso, até que em Julho eu finalmente cortei e passei a usar produtos e mais produtos pra finalmente sair da química.
    Com toda certeza, valeu e está valendo muito a pena. Hoje me sinto muito mais Feliz e realizada com meu cabelo, mesmo ele ainda não estando tão cacheado e com o volume que eu quero, mas eu chego lá… Muito Obrigada por nos inspirar! Que Deus te Abençoe.

  6. Oi Jana… confesso que depois de ter conhecido mais sobre você e seu trabalho nas redes sociais, passei a te admirar ainda mais! Suas dicas são Excelentes e muito úteis.
    Graças a incentivos como o seu, finalmente tive coragem de me assumir de verdade…Hoje me sinto muito mais Feliz e realizada com meu cabelo cacheado (mesmo que ele ainda não esteja com o volume a forma que eu quero, mas eu chego lá…)
    Que Deus te Abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top