Cabelos secos ou ressecados? Saiba a diferença e como tratá-los

Oi geeente, tudo bem com vocês?

Quem tem cabelos secos sabe que não é tarefa fácil tratar e cuidar diariamente deles não é mesmo? Eu tenho cabelos super secos e sei bem como é isso, mas será que cabelo seco e ressecado é a mesma coisa? E como tratá-los? 

Bom, cabelos secos e ressecados são diferentes. O tratamento de recuperação é o mesmo, mas as causas não. É bom que elas sejam identificadas para ajudar na recuperação. 

Cabelos secos

Os cabelos secos tem uma deficiência de oleosidade natural devido a pouca produção de gordura pelas glândulas sebáceas. Isso causa diminuição da lubrificação dos fios, sendo uma característica genética do cabelo. 

Cabelos secos são aqueles que mesmo sem ter passado por nenhum tratamento químico ou tintura acabam sendo mais volumosos, com frizz, fios rebeldes e opacos.

Esse tipo de cabelo precisa de cuidados durante toda a vida. Fazer apenas uma hidratação não resolve, você precisa incluir no seu dia a dia produtos que contenham em sua fórmula proteínas ou óleos, que são os principais componentes para condicionar os fios. Você pode usar o cronograma capilar para te ajudar.

Cabelos ressecados

Já os cabelos ressecados são aqueles que passaram por algum processo que deixou os fios quebradiços, opacos, sem brilho e com pontas duplas e espigadas.

Os principais responsáveis por esses danos são os agentes físicos: sol, vento, água do mar, piscina, poluição, chapinha, secador, água quente e os agentes químicos: alisamentos, relaxamentos e tinturas.

Esse não é um estado permanente, ou seja, com alguns produtos e cuidados específicos, como diminuir o uso de química e chapinha, seu cabelo voltará ao estado normal. Muitas meninas que estão em transição tem esse problema, veja mais sobre transição aqui.

Nutrição para cabelos secos e ressecados

Não é apenas com máscaras de tratamentos e hidratação uma vez por semana que podemos devolver a oleosidade natural para os fios, outros produtos usados no dia a dia também tem essa importante função. 
Os óleos finalizadores, por exemplo, são ótimos aliados, ajudando a devolver a gordura natural dos fios, deixando-os com brilho e macios. Queratina, ceramidas, vitamina A também ajudam a hidratar e recuperar os fios, assim como colágenos, proteína do trigo e aminoácidos. Veja dicas de hidratação para cabelos ressecados aqui.

Importante: Evite produtos que contenham álcool ou sal em sua fórmula, esses componentes causam o ressecamento dos cabelos cacheados. 

Sugestão de produtos 


Se você gostou compartilhe!

3 thoughts on “Cabelos secos ou ressecados? Saiba a diferença e como tratá-los

  1. Boa noite deixe te perguntar, nesse caso oque Muda são as causas? Um e genética o outro é por química? Oque Muda são os tratamentos no cronograma capilar? obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top