Qual o tema do seu blog? – Escolhendo um tema e o nome

Oi gente, tudo bem? Hoje tem dica para as blogueiras que estão iniciando seu cantinho. Para começar quero dizer duas coisas:

1º – Não existe receita de bolo para o blog fazer sucesso* de um dia para o outro;

2º – Ainda que existisse receita, só daria certo se você colocasse em prática o que aprendeu. Resumindo, tudo depende de você e da sua dedicação.

*Na minha opinião, um blog de sucesso é um lugar onde as pessoas interagem, comentam, mandam dúvidas e sugestões. Com um público que acompanha o que você escreve, e volta todos os dias para ver os novos conteúdos, porque ainda que seja um hobby, você quer que as pessoas leiam, certo?

Se você jogar no google, a frase: “como ter um blog de sucesso” terá aproximadamente 1.130.000 resultados :0 Por isso, quero postar um conteúdo diferente, falando apenas como foi minha experiência no início do blog até agora. Vamos lá?

Identificando habilidades – Não adianta querer falar de fotografia se você não sabe, nem gosta de fotografar! Tente identificar o que sabe fazer, como contar piada, falar em público, se maquiar, se vestir bem, em fim, coisas que você faz que podem ajudar a escolher o nicho em que você se encaixa. 

Dica: Uma coisa que funcionou para mim quando pensei em criar o blog, já tinha em mente mais ou menos o nicho que gostaria de escrever, mas para ter certeza fiz esse teste:

Fiz uma lista colocando coisas que gosto, depois separei as coisas que achava que poderiam virar tema principal do blog e coloquei em outra lista. 

Na segunda lista selecionei os assuntos que mais me identificava e gostava de falar, dentre eles, separei o que mais dominava para ser o tema principal “Cabelo cacheado”.

Escolher o nicho que você quer falar não significa que só poderá falar daquilo, com o tempo você vai acrescentando outros assuntos, mas escolher um tema principal ajuda as pessoas a te encontrarem, por exemplo, uma blogueira que gosto e acompanho a muito tempo, é a Camila Coelho, do blog Super Vaidosa

O tema principal do SV, é maquiagem, e a Camila é uma referência quando se fala em maquiagem, mas no blog dela também existem outros conteúdos como moda, beleza, etc. Deu para entender?

Obs: Você pode escrever sobre coisas que não domina, basta estudar sobre aquilo, e se aperfeiçoar sempre, buscar conhecimento e estar atualizado sobre as novidades daquele assunto, mesmo que você já entenda do assunto.

Escolhido o tema, ou seja, nicho que se encaixa, é preciso escolher o nome. 

O nome! – Essa parte é mais simples, porém, não é mais fácil. O nome pode ter relação com o conteúdo, ou com você. 

Muitas pessoas colocam o próprio nome no blog, acho que é o caminho mais fácil, mas um nome que tenha relação com seu conteúdo, vai ajudar o leitor a te encontrar quando estiver procurando sobre aquele assunto especificamente. 

Por exemplo, alguém que procura informação sobre “como jogar joguinho online” vai se interessar mais por um site chamado “Carlos Nome Fictício” ou um site que se chame “Jogando joguinho online”? #ficaadica

Espero que isso possa ajudar você se estiver com dúvidas para escolher o nome e o tema do seu blog e até a próxima.

Ah, deixe seu comentário sobre o que achou e mande suas dúvidas, ou sugestão de temas. Beijos

2 thoughts on “Qual o tema do seu blog? – Escolhendo um tema e o nome

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top