Como usar manteiga vegetal na nutrição dos cabelos cacheados

o-que-e-co-wash

Eu já falei sobre a etapa de nutrição no cronograma capilar, certo? Hoje vou falar sobre o uso das manteigas vegetais na nutrição, como e porque usá-las.

Todos os dias os nossos cabelos sofrem danos naturais causados pelo sol, vento, poluição, etc. Com esses danos os fios perdem seus nutrientes, vitaminas e lipídios. Por isso é necessário repor essas propriedades fazendo tratamentos de nutrição, para repor a oleosidade natural perdida.

As manteigas vegetais são altamente emolientes proporcionado hidratação profunda e de longa duração com brilho extremo. Ajudam a combater o frizz, alinhando os fios diminuindo o aparecimento de pontas duplas, fortalecem a fibra capilar deixando as madeixas mais resistentes, o que evita a queda e ajuda no crescimento capilar.

Quem pode usar?

Muita gente tem dúvidas sobre quem pode usar óleos e manteigas na nutrição, a reposta é qualquer pessoa pode. Cabelos danificados por processos químicos ou que estão em transição capilar, cabelos muito secos ou ressecados pedem uma boa nutrição com manteigas vegetais.

Cabelos muito crespos, que são naturalmente opacos vão brilhar se receberem um bom banho de manteiga! E quem tem cabelos oleosos não precisa abrir mão desta maravilha, pois não vai aumentar a oleosidade natural.

Como usar manteiga vegetal

Duas formas são as mais comuns, usar apenas a manteiga vegetal em todo o cabelo ou misturada com uma máscara de hidratação. Aqui tem um vídeo de uma nutrição muito boa que fiz usando manteiga.

Sozinho – A manteiga vegetal vem em forma sólida, retire do recipiente apenas a quantidade necessária para a sua nutrição e aqueça por alguns segundos em banho maria para conseguir a forma líquida, aplique nos fios sujos mecha por mecha enluvando para espalhar bem.

Depois de enluvar e aguardar o tempo de ação do produto, lave os cabelos com xampu e condicionador. Xampu?? Tá louca Jana? Não gente, como eu disse lá em cima, o efeito da hidratação com manteiga é mais profunda do que uma hidratação comum, por isso, você não precisa se preocupar, os efeitos não saem com uma lavagem e isso evita que seu cabelo fique com aspecto sujo e pesado. Também pode ser feita a umectação capilar noturna.

Com uma máscara capilar

Aqui não tem segredo, retire do recipiente a quantidade a ser usada e aqueça por alguns segundos no microondas ou em banho maria para conseguir a forma líquida.

Nunca coloque a mão diretamente no recipiente isso vai oxidar a manteiga e ela perde as propriedades nutritivas, também não coloque as sobras de volta no frasco.

Misture a manteiga já derretida junto com a máscara e aplique nos cabelos sujos. Faça o processo de enluvamento, aguarde o tempo de ação e lave com xampu e condicionador.

Onde encontrar manteiga vegetal?

As manteigas vegetais podem ser encontradas em lugares que vendem produtos naturais para consumo ou especializados em cosméticos naturais como o site Sabão e Glicerina, você encontra a manteiga de argan que usei no último vídeo de nutrição, e tem algumas sugestão de tipos de manteigas que podem ser usadas e cada uma tem uma utilidade.

Sugestão

Manteiga de Karité – Composta por uma mistura de ácidos graxos e por tocoferóis, triterpenos, esteróides e hidrocarbonetos. Fornece brilho e maciez aos cabelos; Rica em Ácido Cinâmico atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção da pele e dos cabelos contra raios UV.
Manteiga de Cacau – Rica em polifenóis, que são pigmentos naturais com atividade antioxidante, a manteiga de cacau também previne contra o envelhecimento celular, eliminando os radicais livres formados no processo natural de envelhecimento. E é capaz de regenerar a fibra capilar  deixado-a macia e maleável.
Manteiga de Cupuaçu – O cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida. Vitaminas: C varrendo os radicais livres e vitaminas do complexo B ( B1, B2, B5);

12 thoughts on “Como usar manteiga vegetal na nutrição dos cabelos cacheados

  1. Oi eu tenho a manteiga da karité e amo de paixão, comprei no sabão e glicerina e faço a umectação noturna, vale a pena é muito boa, bjs

  2. olá, minha filha tem cabelo cacheados afro, são longos e cheios. Tenho muita dificuldade para manter os cachos dela! Até os dois anos e meio, os cachos eram definidos, agora com três e meio estão muito ressecados. O que eu faço? Por favor me ajude. Vivo na Alemanha, tenho dificuldade para encontrar produtos por cabelos dela…recebi de uma amiga a linha Mandioca, durante as lavagens ficam bem, depois ficam muito seco

  3. olá, minha filha tem cabelo cacheados afro, são longos e cheios. Tenho muita dificuldade para manter os cachos dela! Até os dois anos e meio, os cachos eram definidos, agora com três e meio estão muito ressecados. O que eu faço? Por favor me ajude. Vivo na Alemanha, tenho dificuldade para encontrar produtos por cabelos dela…recebi de uma amiga a linha Mandioca, durante as lavagens ficam bem, depois ficam muito seco

    1. Olá, experimente usar um shampoo sem sulfato. Use cremes de hidratação com ativos naturais. Use e abuse dos óleos vegetais (100% puros) e manteigas. Não aqueça a manteiga no microondas, somente em banho maria. Abs.

    2. Tenta usar um pré shampoo, ou um óleo antes da lavagem e usar produtos com menos sulfatos, tipo a linha suave para cabelos de bebe. A minha filha tem cabelo bem fininho e ressecava muito e agora tem dado certo as lavagens.

    3. Tem azeite de oliva bom? É muito bom pra ressecamento e bem fácil de encontrar na Alemanha (tem que ser o extravirgem). Vê se você encontra óleos vegetais puros (coco, cenoura, argan, etc). Boa sorte!

  4. Jana, morri agora. Tem que aplicar a máscara com o cabelo sujo?? Eu sempre lavei o cabelo antes. Ó, Deus… mas é com ele molhado, né???

    Beijo grande!!! =*

  5. Oi Caroline, é com o cabelo seco mesmo igual ao óleo vegetal ainda mais se for umectação umectação noturna (elas são um pouquinho mais difíceis de aplicar) É mais uma dica, a Jana falou para lavar com shampoo mas antes faça o UCPE que nada mais é do que encharcar o cabelo com condicionador ou uma máscara de hidratação baratinha meia hora antes do banho, ajuda muito a tirar a manteiga principalmente se for a de kkarité ela impregna mais no cabelo do que o óleo de ricinio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top