Loading...
Cronograma capilarDicasHidratação

Cronograma Capilar: O que é e como fazer?

Muitas loucuras são feitas em nome da beleza: coloração, progressivas, uso de chapinhas sem moderação, secadores de cabelo, modeladores, aliados à falta de cuidados especiais, acabam por danificar a estrutura dos cabelos.

Eis que diante desse cenário surgiu essa técnica visando justamente recuperar a saúde e a beleza dos fios maltratados e sem vida. O cronograma capilar. O programa de recuperação capilar é bem completo e envolve três etapas superimportantes para a revitalização dos cabelos. São elas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Hoje em dia muito se fala sobre cronograma capilar, mas como fazer? Veja algumas dicas.

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.

Ele é uma espécie de calendário que ajuda a intercalar os tratamentos capilares, dentro de um período sugerido de quatro semanas, para suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar. Vamos ver então, um pouco mais sobre as 3 etapas do cronograma capilar: hidratação, nutrição e reconstrução.

como fazer cronograma capilar

Nutrição capilar

É a responsável pela proteção do cabelo contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Seu objetivo é repor a camada lipídica que o cabelo já tem naturalmente com a oleosidade, formada por ácidos graxos, que conservam as cutículas alinhadas e fechadas e impede a perda da hidratação pelo córtex.

A hidratação

É a estrela dos cabelos com a elasticidade em dia, macios, com balanço e, claro, livres do ressecamento. O córtex capilar, a parte mais interna dos fios, é o grande beneficiado por ela, já que a água natural garante a flexibilidade contra a quebra, a maleabilidade e a agradável sensação de maciez que sentimos quando mexemos no cabelo.

Reconstrução capilar

É a salvadora dos fios que tenham perdido massa e estejam quebradiços e afinados por conta de processos químicos, como alisamentos, colorações e descolorações, uso frequente de secador e chapinha, exposição ao sol, etc. Com a reposição de proteínas, a reconstrução capilar devolve a força contra a quebra e torna o cabelo mais encorpado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSPIRE-SE