Loading...
Cabelo cacheadoDicasTransição capilar

As fases da transição capilar e como voltar aos cachos

como voltar aos cachos - transição capilar

Cada pessoa terá experiências únicas no processo de transição, porém algumas dessas fases serão as mesmas para todos aqueles que optaram por fazer a transição capilar. E nada melhor do que saber o que vem por aí, melhor ainda, saber o que fazer em cada uma dessas situações.

O que é a transição capilar?

Transição capilar é o período pelo qual a pessoa passa desde a última aplicação de químicas de transformação, até o cabelo voltar a estar 100% natural.

Essas químicas incluem: alisamentos, relaxamentos, escova japonesa, progressiva com ou sem formol e qualquer outra técnica que altere a estrutura dos fios.

Existem pessoas que deixam de fazer progressiva e optam por fazer outro tipo de procedimento químico, como relaxamento para “tirar o volume” dos cachos. Cabe a cada uma de vocês avaliar a necessidade disso, mas na verdade você estará apenas saindo de um ciclo vicioso para entrar em outro.

Por isso, tenha em mente que a primeira fase da transição capilar vem antes mesmo de deixar de usar a química. Aceitar seu tipo de cabelo seja ele ondulado, cacheado ou crespo, é o primeiro passo. Assim fica ainda mais fácil superar essa fase de transição.

como voltar aos cachos transição capilar blog manual dos cachos

Quanto tempo dura a transição capilar?

Não existe um tempo específico para a transição capilar. Ela vai demorar o tempo necessário que o cabelo crespo, cacheado, precisa para crescer e ficar sem nenhuma química.

Veja mais produtos para transição capilar. 

É possível tirar a química do cabelo?

Infelizmente não existe nenhum produto que pode tirar a química dos cabelos completamente. Embora alguns tipos de procedimentos químicos menos agressivos podem ser retirados pouco a pouco dos fios com o uso de shampoo antiresíduos.

Mas isso depende muito do tipo de procedimento e o produto usado, e mesmo assim o cabelo não voltará 100% do que era antes.

Duas formas mais comuns para “tirar a química dos fios”.

  • 1º opção: parar de usar produtos químicos e esperar o cabelo crescer, cortando as pontas aos poucos para tirar a parte com química. Mas, isso leva tempo e alguns problemas serão enfrentados, como a dificuldade de igualar as duas texturas do cabelo, a lisa e a crespa.

transição capilar texturização com bobs

Como usar texturização para igualar a raiz cacheada e pontas lisas

Aqui a diferença de textura dos cabelos começa a ficar evidente. A raiz volta a ficar crespa ou cacheada e as pontas ficam lisas ou onduladas. Isso gera muito desconforto e dificuldades de igualar a textura dupla.

Umas das coisas que podem ser feitas é usar a chapinha ou fazer escova para alisar a raiz e igualar essas duas texturas. Porém, o melhor é sempre evitar usar instrumentos de calor que podem danificar ainda mais os cabelos que já estão fragilizados.

Por isso, o melhor método é a texturização para enrolar a parte alisada. Usando gel, gelatina ou algum ativador de cachos para ajudar na fixação, assim é possível disfarçar as pontas lisas. Hoje em dia já existem também no mercado produtos específicos para a transição capilar e para texturização.

transição capilar big chop manual dos cachos blog

O temido Big Chop

  • 2º opção: é cortar todo o cabelo para tirar a parte com química. É o chamado Big Chop, traduzindo do inglês, grande corte. Dessa forma você se livra de uma vez só de toda a química e ainda consegue tratar melhor o cabelo cacheado que está nascendo.

Autoestima durante o BC

Muitas meninas evitam o BC por que não querem ficar com o cabelo curto, algumas com medo de ficarem menos femininas. O que pode ajudar nesse momento são os acessórios. Turbantes e faixas são itens muito usados nessa fase da transição capilar.

Outra “arma” que pode ser usada são as transças, ou box braids. Elas estão super em alta hoje em dia, e deixam o visual super estiloso. Assim como as laices (perucas), assim você não precisa usar o cabelo curto, se não setiver á vontade com isso.

Veja mais como fazer o cabelo cacheado crescer mais rápido

transição capilar box braids

Cronograma capilar

Cabelos quimicamente tratados ficam muito fragilizados e quebradiços, por isso, um passo importante durante a transição capilar é tratar bem dos fios.

Fazer tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução é muito importante para deixar os fios mais saudáveis, fortes e ajudar no crescimento dos cabelos. Especialmente os quimicamente tratados, que precisam de mais atenção na hora da reconstrução capilar.

O cronograma capilar pode ser uma forma de ajudar a controlar os tratamentos que seu cabelo precisa, ajudando no crescimento saudável dos fios.

Veja mais Como fazer o cronograma capilar para cabelos cacheados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSPIRE-SE