Loading...
Cronograma capilarDicasNutrição

Cabelo cacheado: Você está fazendo nutrição capilar corretamente?

O couro cabeludo produz o sebo que se espalha pelos fios do cabelo da raiz até as pontas. Essa oleosidade é natural e necessária para deixar os fios mais saudáveis, com brilho e maciez.

Mas, por causa do formato em espiral dos cabelos crespos, cacheados e ondulados, essa oleosidade não se espalha corretamente até as pontas, deixando os cachos menos hidratados, ressecados e porosos.

Por isso, a nutrição, ou reposição de óleos é uma importante etapa no tratamento capilar. Mas, você sabe como e quando fazer essa nutrição corretamente? Vamos ver algumas dicas para melhorar os cuidados dos seus cachos em casa.

Quando fazer nutrição capilar

A nutrição capilar para cabelos crespos e cacheados pode ser feita de uma a duas vezes por semana. Dependendo das condições dos cabelos.

O tratamento deve ser feito após a hidratação (não no mesmo dia). Se você fizer uma hidratação na segunda-feira pode fazer uma nutrição na quarta-feira, por exemplo.

Isso porque a hidratação repõe a umidade perdida dos fios facilitando a absorvição dos nutrientes da nutrição. Um tratamento complementa o outro.

Evite fazer nutrição capilar se seus cachos já estiverem bem nutridos. Isso porque o excesso de nutrientes e oleosidade pode ter um eveito rebote e deixar os cabelos saturados.

Veja como fazer hidratação capilar caseira para cabelo cacheado

Lavar ou não lavar com shampoo?

A função do óleo é penetrar no fio agindo de dentro para fora. Nutrindo e devolvendo aos fios as vitaminas perdidas no decorrer do dia a dia. Por isso, o shampoo não vai tirar a nutrição adquirida em apenas uma lavagem.

Mas isso também depende da quantidade de óleo que irá ser aplicado nos cabelos. Por exemplo se você aplicar o óleo puro seu cabelo certamente irá ficar muito oleoso e por isso será necessário usar o shampoo para conseguir limpar bem e retirar esse excesso de oleosidade.

Já uma nutrição com pouco óleo que não pese tanto nos fios não exige que os cabelos sejam lavados com shampoo, apenas um condicionador deve resolver e retirar o excesso de produto.

cabelo-cacheado-como-fazer-nutricao

 

3 formas de fazer nutrição capilar em casa

Máscara de tratamento nutritiva

A primeira forma e provavelmente mais conhecida é usando uma máscara de tratamento nutritiva. Esses produtos são enriquecidos com óleos vegetais, manteigas e ingredientes que nutrem os fios da raiz até as pontas.

Aplicação: basta lavar os cabelos com shampoo para abrir as cutículas dos fios e depois aplicar a máscara. Deixe o produto agir de 20 a 30 minutos. Você pode utilizar uma touca de plástico para potencializar os efeitos ou deixar o cabelo livre. Depois basta lavar com condicionador para retirar o produto e selar as cutículas dos fios.

Veja como fazer o cronograma capilar para cabelo cacheado

Umectação capilar  com óleos vegetais ou manteiga vegetal

Essa é uma das minhas formas preferidas de fazer nutrição, utilizando apenas o óleo vegetal puro nos cabelos ou uma manteiga vegetal. O óleo penetra mais profundamente nos fios nutrindo bem os cabelos, deixando os cachos com muito brilho, bem macios e saudáveis.

Aplicação 1: basta aplicar o óleo no cabelo seco e sujo, inclusive na raiz massageando o couro cabeludo espalhando até as pontas. Não precisa lavar com shampoo antes de aplicar. Deixe o produto agir de 30 minutos á 1 hora. Você pode utilizar uma touca de plástico ou deixar o cabelo livre.

Depois basta lavar com shampoo para retirar o produto. Sim, é necessário usar shampoo para retirar o excesso de oleosidade, ou então seu cabelo ficará com aspecto pesado, sujo e ensebado. Depois aplique condicionador para selar as cutículas dos fios e finalize como de costume.

Aplicação 2: aplique o óleo no cabelo seco e sujo, inclusive na raiz massageando o couro cabeludo espalhando até as pontas, antes de ir dormir. Coloque um lenço nos cabelos ou uma camiseta para proteger o travesseiro. Deixe agir durante a noite toda e lave os cabelos no dia seguinte com shampoo e condicionador.

Essa é a umectação noturna, uma forma eficiente de tratar profundamente os cabelos cacheados muito ressecados mantendo os fios bem cuidados mesmo para quem não tem tempo.

Obs: Esses produtos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, perfumarias ou casas especializadas em produtos veganos.

Receita de nutrição capilar caseira super potente

  • 2 colheres de óleo de coco
  • 1 colher de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher de máscara de tratamento (de sua preferência)
  • 1/2 abacate

Como fazer: Bata o abacate no liquidificador junto com os óleos e depois misture com a máscara de tratamento. Para essa nutrição lave os cabelos com shampoo para abrir a cutícula do fio e aplique nos cabelos evitando a raiz (apenas o óleo puro deve ser aplicado no couro cabeludo e raiz).

Deixe agir por 30 minutos usando uma touca plástica para potencializar os efeitos e depois lave apenas com condicionador para selar a cutícula.

Veja como fazer uma super nutrição capilar para cabelos cacheados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSPIRE-SE