Como usar manteiga vegetal na nutrição dos cabelos cacheados

11:09:00


Oi gente, tudo bem com vocês? 

Eu já falei sobre a etapa de nutrição no cronograma capilar, certo? Hoje vou falar sobre o uso das manteigas vegetais na nutrição, como e porque usá-las. 

Todos os dias os nossos cabelos sofrem danos naturais causados pelo sol, vento, poluição, etc. Com esses danos os fios perdem seus nutrientes, vitaminas e lipídios. Por isso é necessário repor essas propriedades fazendo tratamentos de nutrição, para repor a oleosidade natural perdida. 

Por que usar manteiga vegetal na nutrição?

As manteigas vegetais são altamente emolientes proporcionado hidratação profunda e de longa duração com brilho extremo. Ajudam a combater o frizz, alinhando os fios diminuindo o aparecimento de pontas duplas, fortalecem a fibra capilar deixando as madeixas mais resistentes, o que evita a queda e ajuda no crescimento capilar. 

Quem pode usar?

Muita gente tem dúvidas sobre quem pode usar óleos e manteigas na nutrição, a reposta é qualquer pessoa pode. Cabelos danificados por processos químicos ou que estão em transição capilar, cabelos muito secos ou ressecados pedem uma boa nutrição com manteigas vegetais. 

Cabelos muito crespos, que são naturalmente opacos vão brilhar se receberem um bom banho de manteiga! E quem tem cabelos oleosos não precisa abrir mão desta maravilha, pois não vai aumentar a oleosidade natural. 

Como usar

Duas formas são as mais comuns, usar apenas a manteiga vegetal em todo o cabelo ou misturada com uma máscara de hidratação. Aqui tem um vídeo de uma nutrição muito boa que fiz usando manteiga. 

Sozinho - A manteiga vegetal vem em forma sólida, retire do recipiente apenas a quantidade necessária para a sua nutrição e aqueça por alguns segundos em banho maria para conseguir a forma líquida, aplique nos fios sujos mecha por mecha enluvando para espalhar bem. 

Depois de enluvar e aguardar o tempo de ação do produto, lave os cabelos com xampu e condicionador. Xampu?? Tá louca Jana? Não gente, como eu disse lá em cima, o efeito da hidratação com manteiga é mais profunda do que uma hidratação comum, por isso, você não precisa se preocupar, os efeitos não saem com uma lavagem e isso evita que seu cabelo fique com aspecto sujo e pesado. Também pode ser feita a umectação capilar noturna

Com uma máscara capilar - Aqui não tem segredo, retire do recipiente a quantidade a ser usada e aqueça por alguns segundos no microondas ou em banho maria para conseguir a forma líquida. Nunca coloque a mão diretamente no recipiente isso vai oxidar a manteiga e ela perde as propriedades nutritivas, também não coloque as sobras de volta no frasco. 

Misture a manteiga já derretida junto com a máscara e aplique nos cabelos sujos. Faça o processo de enluvamento, aguarde o tempo de ação e lave com xampu e condicionador.

Onde encontrar?

As manteigas vegetais podem ser encontradas em lugares que vendem produtos naturais para consumo ou especializados em cosméticos naturais como o site Sabão e Glicerina, na loja Lena Beauty você encontra a manteiga de argan que usei no último vídeo de nutrição, e tem algumas sugestão de tipos de manteigas que podem ser usadas e cada uma tem uma utilidade. 

Sugestão 

Manteiga de KaritéComposta por uma mistura de ácidos graxos e por tocoferóis, triterpenos, esteróides
e hidrocarbonetos. Fornece brilho e maciez aos cabelos;
Rica em Ácido Cinâmico atua como um filtro solar natural, auxiliando na proteção da pele e dos cabelos contra raios UV.



Manteiga de CacauRica em polifenóis, que são pigmentos naturais com atividade antioxidante, a manteiga de cacau também previne contra o envelhecimento celular, eliminando os radicais livres formados no processo natural de envelhecimento. E é capaz de regenerar a fibra capilar  deixado-a macia e maleável.

Manteiga de CupuaçuO cupuaçu contém ferro, fósforo e proteínas, necessários para a formação celular, participando dos processos químicos que permitem a continuação da vida. Vitaminas: C varrendo os radicais livres e vitaminas do complexo B ( B1, B2, B5); 


You Might Also Like

6 comentários

  1. Oi eu tenho a manteiga da karité e amo de paixão, comprei no sabão e glicerina e faço a umectação noturna, vale a pena é muito boa, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karité é uma das melhores mesmo, também adoro. Beijão Iza, obrigada por compartilhar essa dica com a gente. ;)

      Excluir
  2. Oi flor adore o post me ajudou muito beijoss 😘

    ResponderExcluir
  3. Oi, tenho essas 3 manteigas aí, vale a pena misturar e aquecer para umectção?

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. olá, minha filha tem cabelo cacheados afro, são longos e cheios. Tenho muita dificuldade para manter os cachos dela! Até os dois anos e meio, os cachos eram definidos, agora com três e meio estão muito ressecados. O que eu faço? Por favor me ajude. Vivo na Alemanha, tenho dificuldade para encontrar produtos por cabelos dela...recebi de uma amiga a linha Mandioca, durante as lavagens ficam bem, depois ficam muito seco

    ResponderExcluir
  5. olá, minha filha tem cabelo cacheados afro, são longos e cheios. Tenho muita dificuldade para manter os cachos dela! Até os dois anos e meio, os cachos eram definidos, agora com três e meio estão muito ressecados. O que eu faço? Por favor me ajude. Vivo na Alemanha, tenho dificuldade para encontrar produtos por cabelos dela...recebi de uma amiga a linha Mandioca, durante as lavagens ficam bem, depois ficam muito seco

    ResponderExcluir

Like us on Facebook